Três artistas do grafite brasileiro – Mateu Velasco (RJ), Vermelho Steam (SP) e Chivitz (SP) – embarcam nesse fim de semana na maior feira de arte contemporânea em Miami, a Art Basel, para pintarem juntos um muro de 26 metros de largura em Wynwood. É a primeira vez dos artistas de São Paulo no evento. Sprite vai acompanhar e divulgar o processo criativo via Snapchat.
A ação é parte da plataforma #RFRSH, lançada este mês. Ao digitalizar os Snapcodes não descobertos, os consumidores terão acesso exclusivo ao conteúdo diário refrescante. “Sprite quer colaborar com estes artistas para deixar a paisagem urbana mais refrescante para os jovens”, afirma Rafael Prandini, diretor de Real Time Marketing da Coca-Cola.
É a segunda vez que Sprite leva artistas brasileiros para a feira. Isso porque a marca tem uma ligação muito forte com a cultura urbana e Wynwood é uma verdadeira galeria de arte ao ar livre onde o grafite tem um papel protagonista. Todo esse contexto cultural é muito rico em conteúdo para o público da marca, que já usa esse tipo de arte para se expressar.
PERFIL DOS ARTISTAS:
Vermelho Steam
Snapchat: Vermelhosteam
Nascido em 1975, Vermelho Steam é um desenhista e artista plástico com uma carreira sólida de duas décadas, conhecido por ser um ‘criador de mundos’. Nasceu em São Paulo e muitas de suas obras conversam com o ambiente urbano que a cidade traz. Com suas texturas e cores, uma mistura de camadas sombrias de fuligem, inspiradas pelo surrealismo alemão e grande histórias que são parte do moderno dia-a-dia do artista. Sua arte é admirada seja por meio de seus famosos personagens que criam vida e viram esculturas ou em sus pinturas em telas e muros.
Chivitz
Snapchat: Chivitz
Chivitz, nascido em São Paulo, é urbanista assumido, procura deixar em seus grafites marcas de seu estilo de vida. Com traços característicos e cores marcantes, o artista se diverte retratando em paredes sua vivência na atmosfera urbana de São Paulo. Seu grafite aborda e transborda criatividade nas interfaces da cidade, como o Skate, a Tatuagem, o Hip Hop entre outras culturas de rua. Seu estilo é inconfundível e conversa de maneira bem-humorada com o povo nas ruas, a maior inspiração do artista.
Mateu Velasco
Mateu Velasco nasceu em Nova Iorque, mas desde pequeno vive no Rio de Janeiro. Em 2003 formou-se em desenho industrial pelo Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Tendo realizado cursos de gravura, ilustração, caligrafia experimental e computação gráfica, Mateu desenvolveu um estilo próprio de ilustração e grafite, que podem ser encontrados pelos muros e galerias do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Paris, Lisboa e EUA. O trabalho de Mateu discute com um processo de democratização da arte, ao ir além dos limites formais e culturais, convertendo o espaço público em opção de espaço estético.