Supernutrição Super-humana, Naturalismo Tecnológico, Esportespitalidade, Desmistificando Tabus, Feminilidade, Meditação Orgâsmica e Sistemas Privados de Bactérias. Estas são algumas das tendências apresentadas pela JWT Intelligence, plataforma de pesquisa, inovação e análise de dados globais da rede J. Walter Thompson. O estudo “The Future 100: Trends and Change to Watch in 2016” traz análises e insights sobre as tendências mais inovadoras para o próximo ano.
Neste segundo relatório anual, as 100 tendências são categorizadas em 10 seções, incluindo Cultura, Tecnologia e Inovação, Marcas e Marketing e Estilo de Vida, e exploram desde Ironia Visual Pós-hipster e Azucrinação de Sustentabilidade até Cultura da Cannabis e Assistência Médica Holográfica. “Em 2015, pudemos ver que os consumidores estão juntando os pontos em várias áreas de suas vidas, adotando uma abordagem holística em relação às marcas e ao consumo, e a expectativa é que isso se intensifique em 2016”, afirmou Lucie Greene, diretora mundial do Grupo de Inovação.
Segundo ela, Diet, beleza, bem-estar, mente, corpo, fitness, tudo isso é visto pelo consumidor como um grande ecossistema a ser preservado. “As marcas, antes avaliadas por sua desejabilidade e seus produtos, hoje são avaliadas por seu conjunto de valores, por serem ou não inovadoras, por prometerem ou não mudar o mundo”, completa.
Com as tendências e inovações continuando a mudar rapidamente, o relatório “The Future 100” ajuda as marcas a preverem as tendências que surgem e a entenderem as mudanças culturais que inspiram essas tendências. Ao mesmo tempo, ele contextualiza a causa dessas mudanças e analisa o que isso significa para as marcas que desejam manter-se na vanguarda de tudo que é importante para consumidores informados e motivados.
Os destaques das tendências de cada seção incluem:
Cultura
Desmistificando os Tabus da Feminilidade — Menstruação, pelos nas pernas e nas axilas, higiene da roupa íntima e vários outros tabus da feminilidade estão sendo desenterrados e colocados em evidência pela quarta onda do feminismo, pela nova mídia especializada em assuntos femininos e por uma moderna geração de heróis e blogs que dizem o que pensam.
Tecnologia e Inovação
Próxima Fronteira do Vale do Silício: Infraestrutura — A infraestrutura pública surge como a última grande ambição utópica para a elite da tecnologia, com a Hyperloop Technologies levando adiante seus planos e o Google construindo infraestrutura nova para a cidade conectada.
Viagem e Hotelaria
Cuba — O Mercado de turismo de Cuba deve deslanchar: os turistas estão correndo para conferir tudo que permanece da velha Cuba, ao mesmo tempo que as marcas estão competindo para chegarem primeiro nessa promessa cubana.
Marcas e Marketing
Neuromarketing — Um termo em voga já há alguns anos no mundo das agências, o neuromarketing finalmente está encontrando espaço no campo da ciência, produzindo insights preditivos e realizáveis para as marcas e fazendo com que pesquisadores de mercados mais tradicionais prestem atenção.
Comida e Bebida
Coquetéis Inaláveis –– Essa nova e exótica tendência dentro da cultura dos coquetéis possibilita que as pessoas absorvam o álcool através dos olhos e do sistema respiratório
Beleza
Sardas — Parte do entusiasmo da moda com tudo que diz respeito aos ruivos, as sardas são um must, e com os novos produtos, os consumidores colocam sardas ondem não havia naturalmente e celebram o individualismo em toda sua glória cheia de sardas!
Varejo
Varejo por Satélite –– Os varejistas estão recorrendo a dados coletados por satélites para rastrearem o tráfego dentro das lojas em tempo real.
Saúde
Banco Fecal — Os consumidores agora armazenam amostras de seus ecossistemas bacterianos – também conhecidos como material fecal – para usarem em novos tratamentos médicos no futuro.
Estilo de Vida
Brinquedos que Crescem com Você — Novos brinquedos habilitados com inteligência artificial não apenas são capazes de responder ao vocabulário, aos interesses e a diversas outras características da criança, mas também se desenvolvem junto com ela em seu crescimento.
Luxo
Gastronomia Radical — As mas recentes experiências gastronômicas a seduzir os consumidores do mercado de luxo são radicais e são vividas em locais remotos, inusitados e cênicos no meio das maravilhas da natureza