“Competitividade, Inovação e Valor Agregado para o Consumidor” é o tema do Fórum ABRE de Embalagem e Inovação. A 12ª edição do evento, promovido pelo Comitê de Inovação e Design da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, será realizada no dia 21 de outubro, no escritório da CNI – Confederação Nacional da Indústria, em São Paulo (SP), das 8h às 17h30.
Baseado nas novas dinâmicas do mercado e demandas dos consumidores, o fórum tem o objetivo de apresentar para o setor as contemporâneas ferramentas, plataformas e processo de inovação utilizados por grandes empresas nacionais e multinacionais para garantir a relevância e competitividade de seus negócios. “Buscamos reunir temas que são desafiadores como por exemplo a construção de uma cultura de inovação, promovendo a discussão de assuntos que são fundamentais no universo dos negócios”, destaca Gisela Schulzinger, presidente da ABRE.
Estarão presentes executivos de negócios das áreas de bens de consumo, desenvolvimento de produtos, embalagens e marketing para discussão de pontos conceituais e práticos que possam inspirar e motivar os participantes para tomada de decisões. Entre eles, grandes direcionadores que enxergam a criatividade como ativo importante para a competitividade. Também estarão na pauta do fórum o comportamento do consumidor mediante o novo cenário macroeconômico; a mobilização da sociedade para um novo procedimento de consumo e os modelos de gestão para incorporar esses novos processos nas grandes empresas.
“A ABRE mantém atuação dinâmica e estratégica para integrar o setor e trabalhar pelo seu crescimento e desenvolvimento da embalagem brasileira, fomentando o pensamento inovador em toda a cadeia produtiva”, avalia Luciana Pellegrino, diretora Executiva da ABRE.
Programação
Entre as palestras confirmadas estão:
Conheça a força do trabalho colaborativo e o que a sua empresa ganha com isso – Edgard Gouveia Jr, fundador do Instituto Elos
A estratégia calcada no Design – Eric Quint, Chief Designer Officer 3M
– O design aplicado ao negócio da 3M
– A inovação a partir do consumidor
– A experiência da 3M na integração do design com as demais áreas de desenvolvimento e marketing
Porque a Danone decidiu radicalizar com Dan’up? – Cesar Tavares, Diretor de Marketing
– Cenário competitivo da marca e da categoria
– O target e suas preferências
– Definição da estratégia de lançamento: diferenciação e inovação para a categoria de lácteos
– Implementação: embalagem no centro da estratégia
Case Natura cocriando – A inovação por meio de plataformas open innovation para maior interação com o consumidor – Juliana Nascimento, Gestão de Redes e Inovação – Open Innovation
– Os objetivos desta plataforma
– As motivações da empresa para trabalhar junto com o consumidor
– O engajamento dos consumidores e os resultados esperados pela Natura
Tendência do consumidor no varejo brasileiro – Adriano Araújo, diretor Geral da Dunnhumby no Brasil