O número de vídeo-cases que vão disputar a atenção dos jurados do Festival Internacional de Criatividade – Cannes Lions 2015 é extraordinário e muitos deles revelam soluções criativas e simples que estão fazendo a diferença na vida das pessoas. Esse é o caso da ação criada pela agência Nylon, de Lisboa para a Associação Portuguesa da Criança Hiperactiva (APCH), numa parceria que envolveu a Rádio Comercial e Câmara Municipal de Lisboa: a transmissão de pequenos anúncios de rádio duas vezes por dia, ao nascer e ao por do sol, para ajudar as crianças a terem dias mais calmos: a rádio terapia.
Para executar essa ação, a agência reuniu especialistas em terapias de som fazendo uso de taças tibetanas, um estúdio especializado em tecnologia em áudio, técnicos de saúde, psicólogos e a Rádio Comercial para veicular os spots que partem de histórias, na verdade fantasias das crianças narradas por grandes nomes das artes portuguesas ao som das taças tibetanas. As vibrações dessas taças, segundo a Nylon, produz freqüências específicas que provocam mudanças na freqüência das ondas cerebrais de beta (alerta) para alfa (relaxado).
A campanha que contou com produção da DMix – Digital Mic Música Lda e som da Academia Peter Hess, fez enorme sucesso sobretudo entre os pais de crianças hiperativas e conquistou enorme espaço na mídia, como mostra o filme desse case. Em vez de criar um comercial falando do problema que, segundo a APCH afeta 80 mil crianças em Portugal, a ação visou oferecer uma alternativa para essas crianças. A APCH continua a fazer uso dessa terapia complementar. Fundada por Joah Santos, a Nylon tem procurado se posicionar no mercado criativo de forma totalmente independente, executando trabalhos para clientes de peso que investem em criatividade como Absolut, Sony, Hugo Boss e Global Malibu.