Com atuação no Brasil desde 1915 na fabricação e comercialização de óleos lubrificantes e graxas, a Texaco comemora 100 anos no país este mês. A marca, que pertence ao grupo Chevron, pretende expandir de 20 a 25% seu volume de negócios até 2018, baseada numa estratégia que alia produtos diferenciados e um aumento de 30% nos investimentos em marketing. Para celebrar esta história de qualidade e inovação, a empresa lançou em seu canal do Youtube um vídeo que faz uma viagem pelos principais marcos históricos da marca em sua trajetória no país. Além do filme, a fullpack também assina toda a campanha Texaco 100 Anos que contou com hotsite, anúncios em publicações especializadas, ações on e off e muito mais.
O centenário foi oficialmente comemorado no dia 15 último, quando a empresa lançou em suas redes sociais (Facebook e YouTube) um vídeo comemorativo dos 100 anos mostrando a diversidade de sua atuação da Texaco, desde a participação na história do automobilismo brasileiro até sua presença, por meio dos lubrificantes e outros produtos, nos segmentos onde atua. Além disso, durante todo este mês, os passageiros da Azul Linhas Aéreas conhecerão um pouco mais sobre a história da marca pertencente à Chevron com um vídeo comemorativo com duração de 30 segundos está sendo exibido durante os voos da companhia aérea. A companhia aérea também vai estampar o aniversário da marca Texaco em sua revista de bordo.
Desde o início do ano a Texaco vem realizando uma série de ações para celebrar a data. A cada três meses, numa alusão a cada 25 anos, são produzidos folders que contam a história da marca no Brasil. O material é distribuído junto com brindes estilizados para funcionários, fornecedores e parceiros estratégicos. Ao longo do ano, serão quatro edições, totalizando os 100 anos.
Para clientes, um dos principais destaques é a Carreta Ursa, um caminhão itinerante que, até o fim do ano, vai percorrer 35 cidades em todo o Brasil, oferecendo serviços gratuitos de saúde e treinamentos diversos. A ação contribui paraestreitar o relacionamento com clientes de caminhões e veículos pesados, como é o caso de equipamentos agrícolas.
O incentivo aos esportes de velocidade também são uma prioridade. Para divulgar a marca de lubrificantes Havoline, a empresa investe na Stock Car, através da parceria com o piloto Allan Khodair , e na motovelocidade, com o recém anunciado contrato com o piloto Danilo Lewis, do Moto GP e Superbike.
Ainda para destacar a sua linha de produtos Havoline, a Texaco fechou uma parceria com o Auto Esporte, da TV Globo. Durante quatro finais de semana seguidos, foram exibidos quadros especialmente produzidos para destacar, de forma criativa, seus produtos e a importância da troca de óleo.
As promoções que beneficiam os clientes finais também tiveram destaque ao longo do ano. Em agosto, durante a mais importante corrida do calendário da Stock Car, a Corrida do Milhão, a Texaco promoveu o “Dia do Milionário”. Na ocasião,premiou um cliente que foi fazer a troca de óleo em Goiânia, no dia da corrida. Compras, restaurantes badalados e até um pernoite no hotel mais sofisticado da cidade fizeram parte dos mimos oferecidos. Os bastidores dessa promoção podem ser conferidos do canal do YouTube da marca Texaco a partir do dia 09 de Setembro.
Até o dia 31 de outubro a empresa mantém a promoção: a “Troca Ideal”, que vai premiar clientes que comprarem quatro ou mais litros do Havoline Sintético Dexos 5W-30 com escudo protetor. Eles levam, na hora, um kit de ferramentas exclusivo.
“Para nossos clientes é muito importante que seus equipamentos estejam sempre protegidos e os lubrificantes são vitais para a garantia de proteção e alta performance. Por isso, temos orgulho da marca Texaco que, ao longo desses 100 anos, sempre prezou pela busca de aperfeiçoamento, oferecendo o que há de melhor no mercado. Nossas ações e o engajamento com nosso público final nas redes sociais são conquistas que nos fazem ter a certeza de que estamos no caminho certo e assim seguimos rumo a mais 100 anos, levando produtos com tecnologia, qualidade e proteção para nossos consumidores”, afirma Antônio Ennes, diretor-geral da Chevron Brasil Lubrificantes.
Principais marcos da Texaco no Brasil
1915 – Decreto do presidente Wenceslau Brás permite a chegada da Texaco Company ao Brasil
1953 – Criação dos primeiros laboratórios da Texaco no país, no RJ e em SP
1960 – Lançamento da Graxa Marfak MP2 – 1ª graxa da Texaco Brasil do tipo Múltiplas aplicações
1961 – A marca abre capital no país e passa a se chamar Texaco Brasil S.A. – Produtos de Petróleo
1964 – A Texaco finaliza o processo de compra de 100% da Fides, primeira fábrica de graxas do país
1972 – Além do lançamento da Linha Ursa LA-3, a Texaco ajuda Emerson Fittipaldi a se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o campeonato mundial de Fórmula 1.
1981 – Inauguração da Fábrica de Lubrificantes em Duque de Caxias – RJ.
1984 – Alinhada a tecnologia de ponta, a Texaco lança o Havoline Super Premium e instala seus primeiros terminais online, unificando informações em nível global.
1989 – Lançamento do Ursa Super TD.
1992 – A Fábrica de Lubrificantes consegue a certificação ISO 9002.
1995 – ATexaco lança o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 simultaneamente em todo o mundo.
1999 – Início da parceria que resultou no tricampeonato de Chico Serra na Stock Car (1999/2000/2001).
2000 – O Havoline Superior SJ 20W-50 é eleito pela Revista Quatro Rodas o melhor lubrificante do país.
2014 – A Chevron, através das marcas Texaco e Havoline, volta a patrocinar uma equipe da Stock Car, a mais importante categoria do automobilismo brasileiro.
2015 – Ano do centenário da Texaco no Brasil.