As Seleções Brasileiras de basquete e de rugby em cadeira de rodas garantiram ontem, 12, vaga nas semifinais dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015. As equipes venceram, respectivamente, México e Chile e asseguraram ao menos a disputa por medalhas nos próximos dias.
A equipe masculina de basquete venceu os mexicanos por 69 a 44. Desta maneira, assegurou a chance de voltar à quadra na sexta-feira para enfrentar o Canadá. O jogo ocorrerá às 12h45 (13h45 de Brasília).
As mulheres do Brasil já haviam garantido a ida à semifinal, que será jogada nesta quinta-feira, às 20h45 (21h45 de Brasília), contra os Estados Unidos.
Já o rugby brasileiro assegurou um lugar entre os quatro melhores do Parapan com a vitória sobre o Chile. Os rivais sul-americanos foram superados por 45 a 6. O adversário será o Canadá, às 17h45 (18h45 de Brasília).
O time brasileiro de futebol de 7 venceu mais uma vez e manteve-se com 100% de aproveitamento. A partida desta quarta-feira foi diante do Canadá e terminou com o placar de 8 a 0. O destaque foi Jan, que anotou dois dos gols brasileiros. O próximo jogo será já nesta quinta-feira, 13, contra os Estados Unidos. O duelo vale uma vaga na final, que será disputada no sábado, 15.
As Seleções Brasileiras de goalball também voltaram a vencer nos Jogos Parapan-Americanos. O time feminino entrou em campo primeiro e bateu com facilidade a Guatemala por 10 a 0. Já os homens venceram o Canadá por 12 a 2. Com os resultados, as duas equipes estão classificadas para a semifinal da disputa, que ocorrerá na sexta-feira, 14.
Além destes, houve ainda a partida da Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado. O time nacional duelou com os Estados Unidos e venceu por 3 sets a 1, com parciais de 25-14, 19-25, 25-18 e 25-15.
Por fim, o time brasileiro campeão mundial de futebol de 5 não saiu do empate por 0 a 0 com a Argentina, em reedição da final do último Mundial, em Tóquio, no Japão. (Do Comitê Paralímpico Brasileiro)