A PROTESTE Associação de Consumidores fez acordo com a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) que, após reunião no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), aceitou ajustar, de imediato, filme e peças publicitárias do Guaraná Antarctica Black, que foi lançado pela DM9DDB com o mote “Se joga no escuro” e hastage #Sejoganoescuro. Agora, está tudo às claras e a expressão “Guaraná, Açaí e Frutas da Amazônia” será alterada por “Frutas da Amazônia: Guaraná e Sabor Açaí”.
A fabricante do refrigerante apresentou cópia do registro do produto no Ministério da Agricultura que comprova a presença de aroma natural de açaí na sua composição. Em até seis meses também será alterada a embalagem do produto para que conste expressamente a existência de “aroma natural de açaí” e “aroma natural de guaraná” e não apenas a palavra “aromatizante”, na lista de ingredientes.
A utilização da expressão “sabor…” é permitida pela norma (Informe Técnico ANVISA nº 26/07), e seu uso publicitário, inclusive com alusão, imagens e etc ao próprio produto (açaí, no caso) é plenamente autorizado pelo Conar.
A PROTESTE havia pedido providências ao Conar e aos Procons de São Paulo e do Rio de Janeiro, no início do mês, pela propaganda enganosa do Guaraná Antarctica Black, lançado no mês passado pela (Ambev). Anunciado como uma mistura do tradicional refrigerante com o “sabor do açaí”, a bebida não tem a fruta na lista de ingredientes descritos no rótulo. Foram pedidas as alterações da rotulagem e das campanhas publicitárias do produto.
Na lata à venda atualmente, o produto é descrito como “Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí”. São listados os seguintes ingredientes: água gaseificada, açúcar, extratos de cenoura roxa e hibisco, extrato de guaraná, corante caramelo IV, acidulantes, ácido fosfórico e ácido cítrico, emulsificante goma acacia, aromatizante e regulador de acidez citrato de sódio.
O acordo foi selado no Conar em reunião entre as partes no último dia 24.