A Citroën do Brasil conquista, pela terceira vez consecutiva, o prêmio “SociallyDevoted”, uma certificação concedida pela empresa Social Bakers, líder mundial em monitoramento e inteligência das redes sociais. Este prêmio é referência em todo o mundo na avaliação das atividades sociais na internet e é oferecido apenas às fanpages de empresas que demonstram preocupação em atender às demandas de seus clientes diante do novo comportamento desencadeado pelo uso das mídias sociais.
“Somos a marca do segmento automotivo com o melhor engajamento no Brasil, porque estamos muito atentos aos comportamentos e às interações das pessoas que nos seguem, o que requer reflexos e estruturas adaptadas a esta nova realidade”, explica Laurent Barria, diretor de Marketing da Citroën do Brasil. “Além disso, sabendo que somente uma pequena parte desses seguidores são clientes. Cerca de 10% dos quase 4 milhões de fãs no Facebook, para citar somente esta plataforma”, ressalta.
Os critérios utilizados pela Social Bakers para classificar as empresas consideram a interação, o respeito e a comunicação constante da marca com seu público no Facebook e no Twitter, o que garante agilidade e alta taxa de resposta a questões indagadas abertamente pelo público on-line nas mídias sociais. Ganha o certificado aquelas que superam o índice de 65% de retorno.
“A conquista do prêmio SociallyDevoted é o resultado de um esforço contínuo na qualidade, a rapidez e a personalização das respostas diante de uma maior frequência das demandas, perguntas e comentários, mas também de uma complexidade maior. Nosso objetivo é também manter as mídias sociais como um canal aberto entre os clientes e a marca Citroën, por isso nos preocupamos tanto em atender nossos fãs com conteúdos ricos, adaptados e ‘Feel Good’ com uma grande agilidade”, destaca Alexander Greif, Gerente de Marketing e de Publicidade da Citroën do Brasil.
Desde outubro de 2014, a Citroën do Brasil é a empresa do setor automobilístico que tem o melhor desempenho nas redes sociais. Nesta última avaliação, que é trimestral, a taxa de resposta da Marca no Facebook ficou em 86%, entre os meses de abril e junho 2015.
Citroën Social Care
Para atender com eficiência aos fãs da marca, a Citroën do Brasil mudou seus modos de funcionamento internos (RLC, equipe de produto etc.), mas também externos (agência digital Havas etc.) para atender de maneira eficaz um dos eixos da Marca Citroën em Paris: trabalhar o “Social Care” para melhorar a experiência do cliente. Este serviço tem, entre outros, o objetivo de responder às perguntas específicas, técnicas ou problemáticas dos clientes ou prospecções, em um prazo máximo de 4 horas. Ele também trabalha em estreita colaboração com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), as equipes de produto e de pós-venda e a rede de concessionárias para um constante melhoramento dos serviços da marca.