Para aprofundar a discussão sobre a realidade de jovens e mulheres rurais, a Federação das Cooperativa Vinícolas do Estado do Rio Grande do Sul (Fecovinho), a Regional Serra dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STR’s), a Emater/RS, a Diocese de Caxias do Sul e o Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) realizam encontros regionais a partir deste mês. Os eventos dão continuidade às Pré-Jornadas Vitícolas, realizadas em novembro de 2014, e que culminarão a XVI Jornada da Viticultura Gaúcha, no mês de junho, no município de Ipê, e visam reforçar os negócios relacionados ao vinho na região.
Os encontros iniciaram nos municípios de Nova Bassano (05/05) e Nova Petrópolis (08/05) e foram abertos a todos os agricultores, já que no ano passado não foram realizadas oficinas nestas localidades. Na próxima terça-feira (12) é a vez de Carlos Barbosa receber o evento aberto a todos os trabalhadores rurais e, a partir do dia 13, começam as oficiais voltadas exclusivamente a jovens e mulheres que se dedicam à cadeia de produção do vinho.
O diretor executivo da Fecovinho, Hélio Marchioro, afirma que um dos objetivos é valorizar e dar visibilidade ao conhecimento e as capacidades das mulheres agricultoras e dos jovens que vivem no meio rural. O dirigente acrescenta que a inserção destes grupos na organização do trabalho da agricultura familiar e a construção coletiva de uma nova realidade de bem-estar e realizações sócio-econômicas e culturais também estão entre as metas das oficinas. “Detectamos que não existe um trabalho sistematizado de reflexão sobre o setor produtivo específico com relação a jovens e mulheres. Queremos aprofundar essa reflexão, levar informação e ouvi-los em suas demandas”, explica Marchioro.
O dirigente adianta que as oficinas fazem parte do processo de criação do Fórum da Agricultura Familiar, que incluirá jovens, mulheres,e todos os trabalhadores deste modelo de produção que é base da agricultura da região da Serra Gaúcha. ” É important e estabe lecermos um conceito de planejamento, que inclua as políticas públicas específicas para estes grupos com relação a financiamentos, novas formas de produção, assistência técnica e tecnologia, além de estar conectado com as novas perspectivas de mercado”, propõe.
Na continuidade das oficinas utiliza a Metodologia Apreciativa (conhecida como 4D’s), que é um processo de desenvolvimento organizacional para promover mudanças positivas envolvendo pessoas e focada no desempenho e que convida para o engajamento dos participantes e toda a comunidades.
Confira a programação das oficinas no mês de maio:
Carlos Barbosa
12/05 terça-feira
13h
Local: Sindicato de Trabalhadores Rurais. Incluindo os municípios de São Pedro e Barão
Caxias do Sul
13/05 quarta-feira
13h
Local: Pousada do Seminário em São Pedro da 3ª Légua
Flores da Cunha
15/05 (sexta-feira)
13h
Local: Salão Paroquial. Incluindo agricultores de Nova Pádua e São Marcos
Veranópolis
29/05 (sexta-feira)
13h
Local: Clube Soal. Com trabalhadores de Cotiporã, Fagundes Varela e Vila Flores.