Coca-Cola lança conjunto de ações globais de 2015 para o design da embalagem mundialmente famosa que está completando 100 anos, a “garrafinha”, e coloca em cena ícones da cultura global como Elvis Presley e Marilyn Monroe.
ATLANTA, 26 de fevereiro de 2015 – Um design tão distinto que poderia ser reconhecido apenas pelo toque e tão exclusivo que poderia ser identificado mesmo estilhaçado no chão. Esse foi o resumo para a criação da garrafa de Coca-Cola, que faz 100 anos este ano. Para comemorar esse importante marco, a Coca-Cola Company está lançando um conjunto de ações que vai durar o ano todo e incluirá novas propagandas, uma música e uma série de exposições de arte com trabalhos de alguns dos artistas contemporâneos mais importantes do mundo, incluindo Andy Warhol, Norman Rockwell e Peter Blake.
Nascida em 16 de novembro de 1915, a garrafa de Coca-Cola foi criada pela Root Glass Company em Terre Haute, Indiana. Com suas inconfundíveis curvas e seu contorno distinto, a garrafa tornou-se um ícone global, inspirando um século de momentos memoráveis em filmes, na história social, no design e nas artes.
“Desde sua criação em 1915, a garrafa de Coca-Cola já atingiu o status de ícone, como símbolo de frescor e alto astral, e continua sendo um importante ativo de nossa empresa até hoje”, disse Marcos de Quinto, diretor executivo de marketing da Coca-Cola Company. “As comemorações, que serão realizadas em mais de 130 países, são nosso convite aos consumidores de todo o mundo, para que compartilhem o valor de uma Coca-Cola bem gelada.”
A comemoração global Coke Bottle 100 ganhará vida por meio de uma série de elementos, incluindo:
· The Coca-Cola Bottle: An American Icon at 100 – exposição de arte no High Museum of Art em Atlanta, Geórgia (EUA).
· The Coca-Cola Bottle: Inspiring Pop Culture for 100 Years – tour de arte itinerante
· 14 novos filmes para televisão e digitais
· Kissed By – peças impressas e mídia exterior com celebridades icônicas
· Nobody Like You – nova música composta pelo artista em ascensão Francesco Yates
· Kiss The Past Hello – um livro publicado pela Assouline com imagens clássicas e contemporâneas da garrafa
· Aplicativo Story of the Coca-Cola Bottle – jornada interativa pelos arquivos da Coca-Cola em Atlanta para consumidores
O High Museum of Art, em colaboração com a Coca-Cola Company, apresentará The Coca-Cola Bottle: An American Icon at 100, uma exposição que saúda a garrafa da Coca-Cola e seu lugar especial no mundo das artes, do design e do comércio ao longo dos últimos 100 anos. Pela primeira vez, duas pinturas originais da garrafa de Coca-Cola feitas por Andy Warhol serão exibidas, ao lado de mais de 100 trabalhos artísticos e fotografias da garrafa. A exposição, que incluirá também protótipos e croquis originais da garrafa, estará aberta ao público de 28 de fevereiro a 4 de outubro de 2015, em Atlanta, nos Estados Unidos.
Uma mostra de arte viajante, The Coca-Cola Bottle Art Tour: Inspiring Pop Culture for 100 Years, levará os consumidores em uma jornada multissensorial exclusiva, apresentando uma variedade de trabalhos artísticos tendo como tema a garrafa de Coca-Cola, artefatos históricos e experiências interativas que demonstram o papel da garrafa de Coca-Cola na arte e na cultura popular. A exposição visitará mais de 15 países e viajará mais de 100.000 quilômetros ao redor do mundo em 2015. No Brasil, a mostra itinerante será aberta ao público em 1º de junho.
O legado da garrafa de Coca-Cola será explorado em 14 filmes exclusivos para a televisão e digitais que serão apresentados globalmente em 2015. Um anúncio criado pela Ogilvy & Mather Paris conta a épica história da criação da garrafa de Coca-Cola, narrada por um rapaz ao seu irmão mais novo. A garrafa viaja por terras distantes e cenários curiosos, cativando a imaginação do menino, que escuta a narrativa com atenção. É ao longo dessa jornada que a garrafa obtém suas características exclusivas — suas curvas icônicas, seus sulcos e sua faixa vermelha — e vai sendo preenchida com Coca-Cola bem gelada, até terminar sua viagem de volta, nas mãos do irmão mais velho, que, enfim, desfruta da bebida. Os outros 12 anúncios foram criados pela Ogilvy & Mather Paris e pela Wieden + Kennedy Portland.
“Nobody Like You” é a nova música composta para a comemoração da garrafa de Coca-Cola pelo cantor e compositor canadense de 19 anos Francesco Yates. Originalmente descoberto por Pharrell Williams, Yates hoje tem contrato assinado com a Atlantic Records. A letra da música conta uma história de amor tradicional e é uma ode ao formato contour da garrafa de Coca-Cola e ao valor dos momentos compartilhados. “Nobody Like You” estreia hoje nas rádios americanas e está disponível para download digital. A música será ouvida também em anúncios da Coca-Cola na televisão ao longo de 2015.
Celebridades icônicas Marilyn Monroe, Elvis Presley e Ray Charles juntam-se na comemoração global “Kissed By”, em mídia digital para mobiliário urbano. As imagens mostram as estrelas sendo “beijadas” pela garrafa de Coca-Cola, uma experiência compartilhada por gerações nos últimos 100 anos. Entre as gravações no Estúdio 1 da RCA Victor, em Nova York, Elvis Presley, o rei do rock n’ roll, toma uma Coca-Cola. Durante essa sessão de gravação, em 2 de julho de 1956, Elvis e sua banda fizeram história na música, gravando as trilhas originais de “Hound Dog” e “Don’t be Cruel”. Durante todo o ano, mercados locais vão alavancar ainda mais a ação “Kissed By”, apresentando celebridades do mundo moderno e ícones da música.
A Coca-Cola, em parceria com a editora francesa Assouline, vai lançar um livro, com edição limitada, destacando a rica história da garrafa de Coca-Cola, intitulado Kiss the Past Hello. Em adição a trabalhos artísticos famosos tendo como tema a garrafa deCoca-Cola, a Coca-Cola Company convidou artistas e designers contemporâneos do mundo todo para reinterpretar a garrafa com suas próprias assinaturas estéticas. O resultado é uma impressionante variedade de trabalhos de arte “misturados”, que serão exibidos no livro a ser lançado em março de 2015.
Para compartilhar essa rica herança com os consumidores de forma contemporânea, a companhia criou uma jornada interativa por meio do aplicativo Story of the Coca-Cola Bottle, que leva aos bastidores dos arquivos da Coca-Cola dentro da sede da empresa em Atlanta, apresentando histórias sobre a marca e a garrafa. O aplicativo gratuito estará disponível para Apple e Android.
Ao longo do ano, o Coca-Cola Journey atuará como centro de todo o conteúdo de comemoração do centenário, fornecendo um destino único para que os consumidores experimentem as ações.