Em comemoração aos seus três anos de atividade, a Rede Empresarial de Inclusão Social lança o “Guia de Profissionais que Atuam na Inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs)”. O objetivo do manual é fornecer informações confiáveis aos profissionais encarregados de incluir pessoas com deficiência no ambiente corporativo, possibilitando a melhoria dos processos para a equidade de oportunidades e direitos desse público. A Rede Empresarial de Inclusão Social foi criada por iniciativa da Serasa Experian, em 2012, e hoje conta com a participação de cerca de 80 empresas.
Um dos principais desafios do guia é mostrar que a contratação de pessoas com deficiência deve passar longe de uma política empresarial paternalista. “A inclusão desses trabalhadores no mercado de trabalho é um direito garantido por lei. Mas, como qualquer outro profissional, a contratação deles deve se pautar no potencial e não na deficiência”, explica a gerente de Sustentabilidade da Serasa Experian, Andréa Regina. Ainda segundo a executiva, a contratação de pessoas com deficiência deve representar a inclusão de um novo colaborador, produtivo e eficiente, capaz de agregar valores ao ambiente profissional.
O guia também faz um alerta aos empregadores sobre as responsabilidades existentes de ambos os lados. “A empresa deve respeitar a legislação e oferecer condições ideais para o trabalho e desenvolvimento, mas as pessoas com deficiência também precisam assumir uma postura profissional, buscando o próprio desenvolvimento técnico e jamais cobrando atitudes protecionistas”, diz Andréa.
Para a gerente, as diferentes vivências e experiências devem se somar para impulsionar o constante desenvolvimento de uma organização e de seus colaboradores. “Há anos a Serasa Experian investe nas melhores práticas de mercado voltadas aos trabalhadores com algum tipo de deficiência. Como empresa cidadã, o tema Diversidade & Inclusão faz parte dos valores e da cultura da empresa, possibilitando um ambiente livre de preconceitos, onde as pessoas são valorizadas e respeitadas em suas particularidades”, acrescenta.
O “Guia de Profissionais que Atuam na Inclusão de Pessoas com Deficiência” possui 33 páginas e, além de parâmetros para recrutamento e seleção de PCDs, também aborda outros temas desse universo, como medicina e saúde ocupacional, engajamento, cultura e clima organizacional e comunicação com o portador de deficiência. O manual foi elaborado por profissionais representantes das empresas: Serasa Experian, Accenture, Deloitte, Fischer, IBM, Natura e TozziniFreire. O download do material completo pode ser feito pelo site.
Rede Empresarial de Inclusão
Lançada em 2012, no 26º Fórum de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência da Serasa Experian, a Rede Empresarial de Inclusão Social reúne atualmente cerca de 80 empresas dispostas a promover e discutir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A iniciativa tem como principais ações o compartilhamento de conhecimento e boas práticas entre as companhias; a articulação de contatos, parcerias e projetos; o desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos, que visem à qualificação profissional e favoreçam a atração e a retenção desses profissionais.