UNICEF lança campanha global com apoio de celebridades por meio das redes sociais contra a onda de violência na Nigéria com a hashtag #BringBackOurChildhood
POR MATEUS AUGUSTO FERREIRA
A campanha intitulada #BringBackOurChildhood foi lançada pela UNICEF esta semana em prol do fim da violência contra as crianças da Nigéria. Segundo relatório divulgado pela própria UNICEF, cerca de 800.000 crianças foram forçadas a fugir de suas casas devido a onda de violência causada pelo grupo terrorista Boko Haram desde o ano passado.
Durante uma semana, usuários do Snapchat serão inspirados a recriar desenhos feitos por crianças vítimas de violência na região, que serão divulgadas na rede social, como forma de protesto. A campanha também estará presente em outras plataformas como o YouTube e o Tumblr.
A data marca exatos um ano desde que 276 estudantes nigerianas, a maioria meninas, foram sequestradas pelo grupo extremista islâmico que atua na região. A maioria ainda está sobre o poder dos terroristas, sendo vítimas de violência, forçadas a casar e participar de atos terroristas. Durante o dia 14 de Abril, terça-feira, houve protesto pela libertação das meninas na Nigéria e também na França.
O medo faz com que crianças da região onde atuam o grupo terrorista deixem suas casas para fugir da violência, deixando para trás suas famílias e passando por situações extremas de fome e falta de abrigo. A UNICEF trabalha para amparar essas crianças dando a elas abrigo e condições de sobrevivência e por meio da internet, a organização tenta sensibilizar o mundo em torno da causa por meio das histórias dessas crianças. Software Solution e Shaun Mcbride são as empresas por trás da produção da campanha.
A atriz e embaixadora da UNICEF Angelina Jolie foi uma das primeiras a denunciar os crimes de guerra contra as crianças na Nigéria e uma figura de peso na luta contra o fim da violência na Nigéria.
Veja mais sobre a campanha aqui.