A Unilever criou um filme épico, fantástico e bastante real para mostrar a luta dos consumidores com os famosos sachês de maionese, ketchup e mostarda. Uma luta que sempre tem um perdedor: aquele que se dispõe a abrir e acaba se sujando todo, ainda que divirta quem está do lado e, o que é mais comum, desestimule o uso de tais ingredientes, por exemplo, num salgado ou sanduíche. Para sorte e o bem de todos, em campanha, a Unilever por meio de sua marca Hellmann’s, está decretando o fim da luta com sachês. A empresa promete que as cenas fortes que você poderá ver a seguir são do passado e não mais se repetirão.
A solução, ou melhor, o armistício, para a luta dos sachês veio da Food Solutions, divisão da companhia voltada para o desenvolvimento de produtos e soluções para o mercado de alimentação fora do lar. Coube a essa divisão lançar as novas embalagens de sachês para a linha de maionese, ketchup e mostarda Hellmann’s. Os produtos foram desenvolvidos após pesquisas realizadas com consumidores e contribuem para evitar o desperdício, além de possuírem uma inovadora tecnologia de abertura.
“Fizemos diversos estudos para conseguir desenvolver uma embalagem que atendesse os consumidores mais exigentes e ajudasse os estabelecimentos a se diferenciarem. Agora, além do produto ter o porcionamento correto, é muito mais fácil de abrir.”, afirma Rodrigo Bertoncini, diretor de marketing da Unilever Food Solutions.
Por meio de uma pesquisa quantitativa solicitada pela Unilever em 2013 e realizada pelo instituto Ipsos com 252 consumidores, a marca descobriu que a maioria possui o hábito de abrir dois sachês de ketchup ou maionese, mas não consumi-los por inteiro, o que gera o desperdício de cerca de 35% do produto e, consequentemente, prejuízo para os donos dos estabelecimentos.
A partir dessa constatação, as novas embalagens de ketchup e maionese passaram de 8g para 12g o equivalente a um sache e meio, ou seja, a proporção certa em apenas um produto. No caso de mostarda, a pesquisa identificou que o consumo médio é de 8g, quantidade que foi adotada nos novos sachês do produto.
Reafirmando o compromisso da Unilever com práticas sustentáveis, o lançamento também foi desenvolvido para diminuir a quantidade de lixo dos estabelecimentos. Estudos da companhia estimam que ao trocar os dois sachês de 8g por um da nova embalagem, que possui 12g do produto (maionese e ketchup), a redução da quantidade de lixo é de 44%. Para a embalagem de mostarda a redução é de 56%.
Outra situação confirmada pela pesquisa foi a dificuldade em abrir a embalagem de sachê. Diante disso, a Unilever Food Solutions implementou nos sachês uma nova tecnologia inovadora que facilita a abertura.