Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS EM COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA - Revista Publicittà UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS EM COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA - Revista Publicittà

UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS EM COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA

0

A Competição de Robótica da IWCA (Inatel Week of Control and Automation) que integra a 4º Semana de Controle e Automação do Inatel promete movimentar o Instituto. Cerca de 150 participantes de 16 universidades do Brasil e exterior estarão competindo entre os dias 1 e 2 de março. A competição envolverá diferentes áreas da robótica e será dividida em 5 categorias: Futebol 2D que consiste em um jogo de futebol virtual de dois times rivais que através de uma programação específica realizam as tarefas do jogo, assim como em um jogo real. Já na categoria Futebol VS há a presença de 3 robôs, por time, que jogam o futebol real entre si. Os robôs são autônomos, empregando qualquer método de controle, desde que esteja completamente contido no robô e que não haja interação com um sistema de controle externo (humano ou máquina).
As categorias mini Sumô e Sumô LEGO possuem regras iguais e gerais a todas as lutas de robô sumô. O que diferencia as categorias é o tamanho e material em que os robôs são construídos. O Sumô LEGO é arquitetado através de um kit LEGO onde o robô não pode ultrapassar 1 kg. No mini Sumô ele poderá ser construído de qualquer material e forma, desde que não ultrapasse ½ kg. Os aparelhos devem ser completamente autônomos e não podem sofrem interferência de controle externo.
A última categoria Follow Line (Seguidor de linha) é composta por carros autônomos pré-programados que devem realizar um percurso completo no menor tempo possível.
O coordenador da IWCA e da equipe Robotbulls, que irá representar o Inatel nas competições, professor Alexandre Baratella Lugli, falou sobre a expectativa para a competição. “Essa será a segunda competição desse nível realizada no sul de Minas. Nossa equipe de Robótica, a Robotbulls, competirá em todas as categorias e temos a expectativa de obter excelentes resultados”, afirma.
Participarão das competições além do Inatel, a USP – São Carlos, USP – São Paulo, Universidade Federal do Paraná, Federal de Goiás, Federal de Campina Grande, Federal de Santa Catarina, Federal do Rio de Janeiro, PUC São Paulo, Unicamp, Unifei, Cefet- BH e UFLA. Remotamente estarão participantes do Irã e USA.
Todas as competições serão transmitidas ao vivo na internet e também na área de convivência do Inatel.

A IWCA
A Inatel Week of Control and Automation acontece entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março e contará com palestras discutindo as aplicabilidades, necessidades e benefícios da automação nos diferentes setores das empresas e indústrias. Assim como dez minicursos com diferentes temas.
Durante a semana também serão realizadas demonstrações de equipamentos ligados à automação com apoio de empresas parceiras como a apresentação de robôs da ABB e demonstração dos painéis de pneumática e Demovan da empresa SMC.
Mais informações e a programação completa da Semana de Controle e automação no http://www.inatel.br/iwca
INATEL
O Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965. A instituição está localizada em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, região conhecida nacional e internacionalmente como o “Vale da Eletrônica” e também possui um escritório em São Paulo, no Complexo WTC. Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e atualmente oferece seis cursos de graduação – Engenharia de Telecomunicações, Engenharia da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Automação e Controle, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Gestão de Telecomunicações. Tem também pós-graduação lato sensu, cursos a distância e ainda Mestrado em Telecomunicações. Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, educação continuada, consultoria e calibração de equipamentos. Possui parcerias com empresas de grande porte nacionais e multinacionais.

Share.

About Author

Comments are closed.