A campanha da grife esportiva alemã Puma, intitulada “Incomparável” em português, resgata modelos de calçados especiais para as sofisticadas disputas nas quadras de tênis como o “Match 74”, utilizados pelo ex-jogador profissional Boris Becker, um dos símbolos da nova campanha da marca que fez fama usando o calçado relançado recentemente pela Puma e as famosas raquetes da grife, com dona qual o também alemão Boris Becker conquistou, em 1985, o torneio de Wimbledon, narrativas de jogos do passado que embalam o belo.
POR MATEUS AUGUSTO FERREIRA
É com esse passado glorioso que o fabricante volta a pisar firme no terreno do tênis se valendo do fato de que grandes concorrentes globais, como Nike e adidas, estão com foco em outras modalidades esportivas e no tênis particularmente tradição e passado têm importante potência e influência na escolha dos consumidores.
“Quando vestido com esse estilo underdog e essas meias tubo, o homem tornou-se maior do que o jogo em si” é assim que a Puma definiu Boris Becker quando essa lenda do esporte usava os modelos da marca. O ex-jogador já foi número 1 no tênis, seis vezes vencedor do Grand Slam, medalha de ouro nos jogos olímpicos e membro do International Tennis Hall of Fame desde 2003.
Diante da forte concorrência com as gigantes Nike e adidas em outros esportes, a Puma vê no tênis, esporte que cada vez mais ganha mais amantes e um pouco esquecido pelas grandes marcas, um mercado promissor de venda de produtos esportivos, relançando pela primeira vez modelos antigos. Tendência que tem, já há alguns anos, um diálogo fértil com a indústria da moda.
A linha de produtos da campanha #unmatched também inclui uma blusa polo de tennis, uma jaqueta vintage, e duas bolsas estilo “mensageiro”. Tudo a ver com um esporte onde o glamour nunca saiu de moda e os modelos vintage têm tudo a ver com um estilo que conquista adeptos em todo o mundo. O tênis, ao contrário dos esportes coletivos, sem colocou em evidência os jogadores e sempre atraiu plateias mais sofisticadas. Puma tenta, assim, dar o salto do Puma nas quadras de tênis.
A marca que inovou na década de 1960 ao ser a primeira a usar a técnica de vulcanização na produção de calçados, que se espalharia na produção, tem um passado glorioso para contar e muito pouco tem usado esse vínculo. Pelé, por exemplo, usou as chuteiras Puma no México em 1970, quando o Brasil se sagrou tricampeão mundial na Copa e o jogador foi eleito o melhor do mundo dando um passo certeiro para a conquista do título de “Atleta do Século (20)”.
A marca Puma, que nasceu na cidade alemã de Herzogenaurach da briga dos irmãos Ruodlf e Adi Dassler, que na mesma rua fundaria a adidas, sempre teve tradição no esporte e, agora, retoma seu passado glorioso na onda vintage do mundo da moda para reposicionar seus produtos. Tem tudo para marca um belo e incomparável match. #unmatched