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US$ 10 BI PERDIDOS EM MARKETING MOBILE - Revista Publicittà US$ 10 BI PERDIDOS EM MARKETING MOBILE - Revista Publicittà

US$ 10 BI PERDIDOS EM MARKETING MOBILE

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Um amplo levantamento realizado pela empresa francesa S4M (Solucões para Mobile) – plataforma de tecnologia especializada em publicidade móvel – analisou 1 bilhão de impressões, em 30 campanhas mobile veiculadas na França, no período de janeiro a junho de 2015. O resultado final aponta perda superior a US$ 10 bilhões por ano devido a falhas na visualização, veiculação ou entrega das peças publicitárias aos usuários. Dados do eMarketer confirmam essa realidade: o prejuízo com essa falta de transparência (entre impressões comercializadas e realmente entregues) representa 30% dos US$ 68 bilhões investidos em publicidade mobile no mundo, por ano.

 

O estudo da S4M contempla dois formatos publicitários: HTML5 para branding e estático para performance. Analisando com métricas de viewability, padrão do mercado que indica se um anúncio foi realmente visível, os dados finais mostram que 20% das impressões da peça em HTML5 não foram realmente visualizadas pelos consumidores por algum motivo, ou o usuário saiu da página antes da publicidade ter seu download finalizado. Já no caso dos formatos estáticos, o estudo aponta um grave problema de segurança da marca: cerca de 40% dos anúncios são expostos em contextos desfavoráveis à marca.

Esses erros foram encontrados em campanhas segmentadas, por exemplo, nas quais as peças publicitárias não eram veiculadas para o público-alvo correto e contratado pela marca. Na análise de device-targeting, ambos os formatos tiveram uma perda de 8% devido a veiculação dos anúncios em dispositivos inapropriados para o perfil da campanha e/ou do anunciante. Na análise geral, o estudo apresenta os resultados de rentabilidade nos três quesitos principais: segurança da marca, 95,1% (HTML5) e 61,1% (estático); device-targeting, 91,7% (HTML5) e 92,9% (estático); e visibilidade, 80,9% (HTML5) e 94,8% (estático).

Para evitar essas perdas, valorizar a transparência e otimizar os resultados das campanhas em mobile, a S4M aproveita a oportunidade para criar um índice proprietário de verificação desses dados nos mercados onde atua: EUA, Europa, Ásia-Pacífico e América do Sul (com base no Brasil). Intitulado AdVerification Score, estabelece um padrão de 1000 pontos para avaliar a veiculação do anúncio em tempo real, analisando impacto e resultados. “É uma resposta à necessidade recorrente de transparência entre anunciantes e agências. Muitas vezes, o mercado acredita que o ecossistema da publicidade móvel é uma caixa preta. Na realidade, não é. Nós estamos oferecendo a solução que permite uma visão clara às marcas de todos os parâmetros importantes dentro de uma campanha”, explica Christophe Collet, CEO e fundador da S4M.

São três critérios principais na análise de cada anúncio móvel para se alcançar o score máximo de 1000:

–       segurança da marca (exclui tráfego incentivado e não desejado – clique sem intenção -, além do tráfego de robôs das campanhas de mídia);

–       Device-targeting (verificação se os anúncios são exibidos nos dispositivos correspondentes);

–       visibilidade (anúncio 100% carregado mais 1 segundo de visualização – métrica com rigorosidade superior ao padrão de mercado).

 

O AdVerification Score, da S4M, avalia desde o desempenho da solicitação do anúncio (pedido no sistema automatizado de veiculação publicitária) até a impressão da peça, quando o formato é realmente entregue ao consumidor.

Com base nas métricas estabelecidas no AdVerification Score, os resultados do estudo realizado pela S4M nessas 30 campanhas mobile revelam que o formato HTML 5 conquistou uma pontuação de 872 e a peça estática 627, ambos dentro de um score total de 1000. “O desenvolvimento do índice AdVerification representa confiança para o crescimento da publicidade mobile. As marcas podem, agora, lutar por um padrão mais elevado de resultados, no qual cada real ou dólar investido na compra de anúncios garante retorno genuíno. Ao estabelecer o AdVerification Score como parâmetro, estamos incentivando o setor de publicidade móvel a trabalhar mais para proporcionar transparência no ecossistema como um todo”, conclui Collet.

Confira o infográfico AQUI 

 

Sobre a S4M

A S4M é uma plataforma nativa de mídia mobile programática. As DSP’s e algoritmos proprietários da S4M utilizam o poder da inteligência artificial, em tempo real, para identificar potenciais compradores e alcançá-los via dispositivo móvel RTB. A plataforma oferece às agências e anunciantes um ROI garantido com base no KPI que é essencial para o modelo econômico do anunciante. S4M é parte do Grupo S4M, fundado em Paris no final de 2011 por pioneiros do mercado de mobile marketing. S4M conta com mais de 70 funcionários, em cinco escritórios nos EUA, Europa, Ásia-Pacífico e América do Sul, atendendo a mais de 150 anunciantes em todo o mundo.

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