A Escola de Samba Vai-Vai venceu o carnaval de São Paulo e quebrou uma sequência de três campeonatos seguidos da Mocidade Alegre. Com o samba-enredo Simplesmente Elis – A Fábula de uma Voz na Transversal do Tempo, a agremiação alcançou 269,9 pontos, três décimos a mais do que a segunda colocada, a Mocidade Alegre.
DA REDAÇÃO COM AGÊNCIA BRASIL
Numa disputa acirrada, décimo a décimo de pontos, o terceiro lugar ficou com a Rosas de Ouro (269,4), o quarto com a Águia de Ouro (269,3) e o quinto com Dragões da Real (269,3), para deleite da torcida do tricolor do Morumbi, o São Paulo . Foram rebaixadas a Tom Maior e a Mancha Verde, para tristeza dos torcedores do Palmeiras.
A escola campeã, do bairro do Bixiga, na Bela Vista, região central da capital, soma agora 15 títulos. O último havia sido conquistado em 2011. A escola foi a penúltima a entrar na avenida, na madrugada do domingo, e empolgou a plateia com trechos do samba enredo que lembravam canções de Elis Regina e com a presença dos filhos da cantora, como Maria Rita, que segue os passos da mãe, no desfile no Anhembi.
A Liga Independente das Escolas de Samba manteve, neste ano, a apuração das notas longe do público. A medida foi tomada para evitar tumultos, como o ocorrido em 2012, quando um integrante de uma das agremiações pulou o alambrado e rasgou os papéis que definiriam a escola campeã.
Este ano, os simpatizantes das agremiações tiveram que acompanhar a apuração nas quadras das escolas de samba. O acesso ao local de apuração, no Sambódromo, foi liberado somente para a imprensa, para os presidentes das agremiações e para convidados indicados por eles.