O jornal Valor Econômico realizou a cerimônia de entrega do prêmio Inovação Brasil 2015, homenageando as dez empresas mais inovadoras do país, a partir de um ranking elaborado em parceria com a Strategy&. As s premiadas, na ordem, foram: Whirlpool, 3M, Natura, Braskem, Totvs, Grupo Boticário, Weg, Basf, Itaú Unibanco e Cielo.
O evento ocorreu no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, no dia 6 de julho. Na ocasião, o sócio vice-presidente da Strategy &, Fernando Fernandes, explicou a metodologia da pesquisa e revelou os três quesitos de avaliação da consultoria: intenção de inovação, esforço e resultado.
Na sequência, Glauco Arbix, professor da USP e coordenador do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados, comentou como novas tecnologias interferem diretamente na melhora da produção das companhias. O professor enfatizou a importância da inovação para o sucesso e argumentou “a necessidade que o país tem de criar uma cultura de renovação entre as empresas”.
Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no evento. Os representantes das dez vencedoras discursaram e agradeceram a equipe do Valor Econômico pela iniciativa do “Prêmio Inovação Brasil”.
Fernando Yunes, representante da Whirlpool – vencedora do prêmio Inovação Brasil -, afirmou que, para uma empresa ser inovadora, ela deve oferecer um fácil produto ao consumidor, que possa ser replicado e que traga um bom custo benefício para o cliente. Ele agradeceu os 20 mil colaboradores de sua companhia e ressaltou que a inovação é a base da cultura, estratégia e propósito da Whirlpool.
Jorge Lopez, da 3M, vice-campeã, comentou que atualmente 40% da receita da empresa advém de produtos inovadores, complementando que o DNA da companhia é investir em inovação. Luciana Hashiba, da Natura, terceira colocada, destacou que a “inovação é essencial para a competitividade do país”.
As 100 empresas mais inovadoras estarão no anuário que circula na edição de julho do Valor Econômico, com reportagens e perfis das dez primeiras colocadas, e as cinco melhores classificadas em nove setores de atividade: indústria, bens de consumo, TI e telecom, bens de capital, serviços financeiros, infraestrutura e logística, serviços, comércio e farmácia e life sciences.
Sobre a Strategy& – A Strategy& é a nova marca da anterior Booz & Company, que passou a integrar o Network de firmas PwC em abril de 2014. Com um legado de 100 anos de experiência em solucionar os problemas mais complexos de clientes e uma equipe formada por estrategistas práticos, a Strategy& agora soma sua expertise aos 150 anos de história da PwC no mundo, marcados por alta capacidade técnica e relacionamentos de longo prazo.
A Strategy& possui uma das mais tradicionais e renomadas pesquisas de inovação em todo o mundo, a The Global Innovation 1000, que avalia as 1000 empresas de capital aberto do globo que mais investem em processos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). O estudo já está em sua 10ª edição e é realizado anualmente trazendo, a cada ano, um tema de destaque.
Sobre o Valor Econômico – Fundado em maio de 2000, o Valor Econômico é o resultado da união dos grupos Folha de S. Paulo e Globo. Com abrangente cobertura de economia, carreira, legislação e finanças, o Valor é referência para quem procura por notícias que geram negócios.
O conteúdo do Valor Econômico apoia as melhores decisões de um grupo seleto de leitores: os principais executivos e líderes do país. Além do jornal, são mais de 100 suplementos e 20 revistas e anuários por ano, com análises aprofundadas sobre temas que impactam no cenário econômico. Todo esse conteúdo está disponível nas plataformas digitais – internet, smartphones e tablets – para ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar.
Sobre o Valor PRO – O Valor PRO é o serviço de informação em tempo real do Valor Econômico que traz notícias, análises, informações de bastidores, cotações e gráficos, além de um completo banco de dados de empresas brasileiras de capital aberto e fechado. Tudo isso integrado em um único sistema.