A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, e a JBS, dona de Seara, que se preparem, pois, em silêncio, o que é inusitado para os sempre falantes e tempestivos espanhóis, o Grupo Empresarial Palacios Alimentación está entrando no mercado brasileiro e literalmente comendo pelas beiradas. Vai voar pena para todos os lados, pois é o frango assado, temperado e resfriado, de rápido preparo – 10 minutos de microondas – o prato principal com o qual disputará mercado. Vem aí, a guerra dos frango nos pontos de varejo, e, melhor, sem voar penas, ela já chega assado e temperado.
Ao instalar uma fábrica em Campinas, nas proximidades do maior aeroporto de cargas do país, o de Viracopos, o Grupo Empresarial Palacios Alimentación dá provas de que tem uma estratégia bem traçada para conquistar o mercado interno e ampliar as compras no Brasil do frango, que prepara, saborosamente, e a “fuego lento”, o nosso popular fogo brando.
O grupo já contratou, inclusive, a agência publicitária 3hree Comunicação para uma desafiadora missão: lançar um produto inovador do ramo alimentício no mercado brasileiro, o frango e aqueles pré-prontos da linha fuego lento, embora os produtos de confeitaria e os embutido, sobretudo o chouriço, sejam carros-cdhefes no mercado europeu. Sóp que, após pesquisas, planejamentos e estratégias, a empresa optou pelo frango, o que deve atiçar ainda mais os concorrentes.
Para lançar o produto no Brasil, uma equipe da agência 3hree foi até a Espanha para compreender a aceitação do frango, o posicionamento no ponto de venda e o fluxo de circulação no contexto europeu. Paralelo à pesquisa de campo, a 3hree desenvolveu um estudo da marca, “Tendo em mente o alto consumo do tradicional “frango de padaria”, buscamos fazer uma associação ao mesmo, aproximando o produto ao cotidiano do brasileiro”, conta Allan Abranches, diretor da 3hree.
Desde 1960, em Albeda de Iregua, na região de La Rioja, Palacios vem mostrando vontade e fome de crescer, tanto que já em 1983 criou uma gigantesca instalação para produzir chouriço sarta. Resultado: em 1970, chouriço Palacios assumiua liderança do mercado espanhol com fatia de 21% das vendas, segundo pesquisa ACNielsen, Tam AS06). Em 1998, passou a ser uma das empresas europeias autorizadas pelos Estados Unidos a comercializar carnes no mais rico e disputado mercado consumidor do mundo ao mesmo tempo em que começou a produzir pizzas e ampliar a linha para bolos e confeitos congelados por meio de aquisições de outras empresas.
Paralelamente, comprou empresas norte-americanas para garantir sua presença sem restrições naquele país, e continua crescendo, incorporando outras companhias e disposta a enfrentar concorrentes, ainda que na casa deles,como é o caso da Sadia, Perdigão e Seara, agora desafiadas. Só não voar pena para tudo que é lado, pois o frango Palacios chega ao consumidor assado e temperado, pronto para depois de 10 minutos ser servido. Fátima Bernardes, embaixadora da Seara, terá de dar muito plantão no varejo para assar o frango, pois o de Palacios já chega pronto.