O 10º período* (que vai de 7/9 a 4/10/2015), do estudo realizado pela Nielsen Bookscan Brasil, apresentou estabilidade na variação das vendas em número de exemplares (0,7%) em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o faturamento foi 3,9% maior, em função de um pequeno aumento do preço médio e a diminuição dos descontos cedidos pelos canais de vendas, que caiu de 23,95% em 2014 para 20,30% neste ano. Com esses resultados, 2015 apresenta um crescimento acumulado de 5,4% em volume e 5,47% em faturamento, quando comparado ao mesmo período do ano passado – uma pequena queda em relação ao Painel anterior, não atendendo as expectativas do mercado.
EDITORAS – Na projeção das vendas das editoras, a variação de faturamento, na comparação anual, é de uma queda de 0,25%. “Temos um grande desafio nos próximos três meses para reverter parte deste quadro, e esperamos que as vendas do Black Friday e do Natal possam contribuir para isto”, comenta o presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), Marcos da Veiga Pereira.
Esses são alguns dos dados contidos no 8º Painel das Vendas de Livros do Brasil, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados. O *período aferido vai de 7 de setembro a 4 de outubro de 2015.
*T. Mercado – Período 10: 2014 (08/09 a 05/10/2014) x 2015 (07/09 a 04/10/2015) – Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia – O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados.
O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
SOBRE A NIELSEN – Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de gestão de informação, que proporciona um entendimento completo sobre o que os consumidores assistem e compram (Watch & Buy). No segmento Watch, a Nielsen oferece aos clientes de mídia e publicidade serviços de medição de audiência (Total Audience) de qualquer dispositivo em que é possível ter acesso a conteúdos (vídeo, áudio, texto). O segmento Buy oferece aos fabricantes de bens de consumo e varejistas uma visão global única do desempenho da indústria. Ao integrar as informações dos segmentos de Watch e Buy com dados de outras fontes, a Nielsen apresenta aos seus clientes uma medição de primeiro nível, bem como análises avançadas que permitem o crescimento de seus negócios. A Nielsen, empresa conceituada na Standard & Poors 500, está presente em mais de 100 países, representando 90 por cento da população mundial.