Especializada na criação e execução de projetos cenográficos para o mercado corporativo, a ViaBR Cenografia completa, em 2015, seus 20 anos de história. Desde o início, sua trajetória foi marcada pela confiança de grandes players do Live Marketing, como Banco de Eventos, Mark Up, Mood³, Tudo, BFerraz e Benza. Logo no começo da operação, a ViaBR diferenciou-se por conta do comprometimento e envolvimento direto dos sócios Vitor Nunes e Denise Bedinelli em todas as etapas de projeto, assim como pelo time interno altamente qualificado, apto a desenvolver e executar todo tipo de estrutura cenográfica no Brasil e no mundo.
“Nós nos orgulhamos da nossa trajetória ao longo destas décadas. Sabemos que o mercado da cenografia é aquecido e com bons players, mas construímos uma reputação muito forte baseada na garantia de execução e na entrega impecável que nos diferencia. Nos preocupamos em cuidar de cada detalhe e em acompanhar toda a ação para que tudo dê certo, da maneira planejada. E os produtores enxergam isso no andamento dos projetos”, explica o sócio e fundador da ViaBR, Vitor Nunes. “Não somos uma fábrica de cenários. Temos estrutura e expertise para trabalhar eventos de todas as dimensões, dos pequenos aos maiores, e somos especialistas em pensar cada projeto como único”, completa.
Em 20 anos foram mais de 3 mil projetos executados e mais de 1 milhão de m² construídos, o que equivale a mais de 200 campos oficiais de futebol, por exemplo. Todas as etapas de produção, incluindo as “traquitanas”, efeitos especiais, montagens teste e ensaios, são feitas internamente e com total autonomia. No mercado de cenografia, a ViaBR é a empresa com a maior capacidade instalada, com mais de 50 mil m² distribuídos entre São Paulo e Rio de Janeiro, além de escritórios em Lisboa e Miami.
Entre as marcas que já tiveram seus cenários assinados pela ViaBR estão: Coca-Cola, Renault, Brahma, VW, Embraer, Bradesco, Itaú, Whirlpool, Mitsubishi, Avon, Devassa, Ford, Fiat, Audi, Grupo Multiplan entre outros. Em seu portfólio de eventos constam, por exemplo, o projeto Avon Giro Pela Vida (que acaba de ganhar prata na etapa local do AMPRO Globes Awards, categoria Melhor Campanha de Responsabilidade Social), a abertura e o encerramento da Copa das Confederações, o Concurso Miss Universo 2011, seis edições do Camarote da Brahma e todas as edições do Camarote Devassa, ambos no Carnaval do Rio de Janeiro; Volkswagen para o lançamento do Gol Geração V (inclusive registrado no Guinness Book) e a ação da Raizen para o Posto Shell, junto à agência Mood³, que ganhou o prêmio ouro no Wave Festival e dois AMPRO Globes Awards 2014.
Alinhar-se ao que há de mais avançado em tecnologia, materiais e design sempre foi um dos pilares da ViaBR. Para isso, a equipe de criação viaja o mundo buscando conhecer e antecipar as tendência cenográficas. “Sempre buscamos trazer o que há de melhor para nossos clientes e estar em sintonia com os mercados internacionais é fundamental. Isso nos torna pioneiros em várias soluções e nos inspira a desenvolver e realizar projetos inovadores”, ressalta a sócia e diretora de atendimento e planejamento, Denise Bedinelli.
A busca de referências nos mercados internacionais e o fato de já terem produzido eventos em países como África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França e Itália, conduziu naturalmente ao recente projeto de internacionalização da empresa, que já possuía uma base em Portugal e a, partir deste ano, foi em busca do mercado americano.
Em 2015 foi estabelecida a ViaAméricas, com sede em Miami, que nasce com o mesmo DNA da ViaBR, para prospectar clientes locais e atendê-los com a mesma excelência prestada aos clientes brasileiros. “Nos Estados Unidos não há um mercado profissionalizado especificamente voltado para cenografia corporativa. Quem cuida desta tarefa são os decoradores, designers e arquitetos ou as montadoras de feiras e estandes. Aqui no Brasil este mercado é bastante consolidado, se tornou fundamental para o sucesso de uma ação e representa cerca de 30% do budget para projetos e eventos. Queremos levar essa proposta do Brasil para lá, onde acontecem os grandes eventos mundiais. Enxergamos um mercado promissor”, afirma Nunes.
A ViaAméricas já assinou a cenografia da estréia do time Fort Lauderdale Strikers Football Club, que tem como sócio o empresário e ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário, na temporada 2015 da North American Soccer League (a segunda divisão da Major League Soccer), na Flórida, e da Playboy Blackjack Tournament, tradicional festa promovida pelo Seminole Casino Coconut Creek.