Pfizer Inc. (NYSE: PFE), a dona do Viagra, e Allergan plc (NYSE: AGN), dona do Botox, anunciaram hoje que seus conselhos de administração aprovaram por unanimidade e as empresas firmaram um acordo de fusão definitivo sob o qual a Pfizer, uma companhia biofarmacêutica inovadora global, vai combinar com Allergan, uma empresa farmacêutica global e líder em um novo modelo de indústria em uma transação de ações avaliada atualmente em $ 363,63 por ação da Allergan por um valor total de cerca de US$ 160 bilhões, com base no preço de fechamento das ações ordinárias da Pfizer de $ 32,18 em 20 de novembro de 2015. A transação representa um prêmio de 30% com base nos preços das ações não afetadas da Allergan e da Pfizer em 28 de outubro. Os acionistas da Allergan receberão 11,3 ações da companhia combinada para cada uma de suas ações da Allergan, e os da Pfizer receberão uma ação da empresa combinada para cada uma de suas ações da Pfizer.
“A combinação proposta da Pfizer e Allergan vai criar uma empresa líder mundial da indústria farmacêutica com a força com a pesquisa, descobrir e oferecer mais medicamentos e terapias para mais pessoas ao redor do mundo”, afirmou Ian Read, presidente e Chief Executive Officer da Pfizer. “Os negócios da Allergan alinhad0s com os da Pfizer criam negócios sustentáveis, inovadores, estabelecidos e preparados para o crescimento. Através desta combinação, a Pfizer terá maior flexibilidade financeira que irá facilitar a nossa descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos inovadores para os pacientes, troca direta de capital aos acionistas, e investimento contínuo nos Estados Unidos ao mesmo tempo permitindo que a nossa busca de oportunidades de desenvolvimento de negócios em numa posição mais competitiva dentro da nossa indústria. ”
“A combinação da Allergan e Pfizer é, uma transação altamente estratégica de aumento de valor que reúne duas potências do setor biofarmacêutico para mudar as vidas para melhor”, disse Brent Saunders, CEO da Allergan. “Esta ação ousada é o próximo capítulo da bem-sucedida transformação da Allergan que nos permite operar com maiores recursos a uma escala muito maior. Unindo forças com a Pfizer nos nossos principais produtos em sete áreas terapêuticas de alto crescimento”.