Peça impressa criada pela Lew’Lara\TBWA para a Casa Sofia surpreende o leitor e o estimula a denunciar casos de violência contra a mulher. A foto de uma bela mulher com uma maquiagem impecável anuncia o poder de remoção de um demaquilante inovador. Na peça, há uma amostra do produto e o convite para que o leitor faça um teste e passe o demaquilante na imagem da mulher maquiada. É de se esperar que o produto remova completamente a make up da modelo. Mas o que acontece é bem mais impactante: a maquiagem é removida e revela machucados e edemas no olho. Com a frase: “Não esconda a violência, ligue 0800 770 3053 e denuncie”.
O anúncio para a Casa Sofia – Núcleo de Defesa e Convivência da Mulher tem como objetivo chamar atenção e conscientizar as pessoas sobre os problemas da violência doméstica, que é aquela praticada no espaço de convívio por algum familiar ou pessoa com quem se tenha relação de afeto. “Ocorre por diversas causas e de formas variadas, independentemente de fatores sociais, econômicos, religiosos ou culturais.
Na violência contra a mulher, os dados se estendem aos filhos e, muitas vezes, a outros membros familiares que possam conviver no mesmo espaço”, explica Maria Castro, gerente da Casa Sofia. Dentro deste contexto está a Casa Sofia, que há 15 anos promove espaço, acolhimento e apoio psicológico, jurídico e social às mulheres vítimas de violência doméstica através de estratégias efetivas de prevenção e políticas que garantam a elaboração, ampliação e o empoderamento dos seus direitos para a construção de novos projetos de vida.
“Ficar revoltado com os casos de violência contra a mulher nas redes sociais, nas rodas de conversas, dentro de casa etc., é muito fácil. Difícil é saber que o problema ocorre perto de você, com uma amiga, uma parente, uma vizinha, e denunciar. Nosso objetivo com o anúncio é impactar as pessoas e conscientizá-las de que qualquer tipo de violência doméstica precisa ser denunciado através do 0800 770 3053, que é o número da Casa Sofia”, explica Manir Fadel, presidente de criação e sócio da Lew’Lara\TBWA.
O anúncio, feito em papel couchê fosco e com um acabamento exclusivo, foi encartado em 4.500 edições da revista Brasileiros distribuídas para os assinantes de São Paulo e Rio de Janeiro a partir do dia 9 de Abril. O “CS demaquilante para olhos”, obviamente, é fictício, e o produto da amostra grátis remove a tinta superficial localizada no olho da modelo.
A violência doméstica no Brasil
Apesar de ser um crime e grave violação de direitos humanos, a violência contra as mulheres segue vitimando milhares de brasileiras reiteradamente: 77% das mulheres em situação de violência sofrem agressões semanal ou diariamente, conforme revelaram os dados dos atendimentos realizados de janeiro a junho de 2014 pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
Nos primeiros seis meses de 2014, o Ligue 180 realizou 265.351 atendimentos, sendo que as denúncias de violência corresponderam a 11% dos registros – ou seja, foram reportados 30.625 casos. Em 94% deles, o autor da agressão foi o parceiro, ex ou um familiar da vítima. Os dados mostram ainda que violência doméstica também atinge os filhos com frequência: em 64,50% os filhos presenciaram a violência e, em outros 17,73%, além de presenciar, também sofreram agressões.
Entre os tipos de violência informados nos atendimentos realizados pelo Ligue 180, os mais recorrentes foram a violência física (15.541 relatos); seguida pela psicológica (9.849 relatos); moral (3.055 relatos); sexual (886 relatos) e a patrimonial (634 relatos).
Fonte: Relatório Central de Atendimento Ligue 180 (janeiro a junho 2014)