Para divulgar a 11ª edição da Virada Cultural, evento que a Prefeitura de São Paulo promove nos dias 20 e 21 de junho, a Lua criou uma campanha que traduz o conceito de que a Virada é um acontecimento de todos os paulistanos. As peças revelam a heterogeneidade das atrações culturais, que procuram atender as diversas faixas etárias, classes sociais, preferências artísticas e tribos.
A campanha está sendo veiculada por rádio, internet, mobiliário urbano, mídia indoor e mídia impressa/jornal. Um dos diferenciais da ação deste ano é o uso dos relógios digitais e dos painéis instalados nos abrigos de ônibus distribuídos pela capital, que chamam a atenção para as principais atrações da Virada Cultural.
P.S. da Revista Publicittà: E o melhor é que a Virada Cultural 2015 ocorre na gestão de Fernando Haddad, um prefeito que realmente ama a cidade e seus moradores, ao contrário de outros que utilizaram a Prefeitura de São Paulo apenas como trampolim político, aspirando outros cargos a exemplo do senador José Serra (PSDB/SP) que sequer completou o mandato conquistado nas urnas sonhando com outros voos políticos sem compromisso com os moradores da capital paulista.
Sobre a Virada Cultural
Criada para refletir o espírito tipicamente paulistano de uma cidade que “nunca para”, a Virada Cultural é um evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, com duração de 24 horas, que oferece atrações culturais para pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais, gostos e tribos, que ocupam, ao mesmo tempo, a mesma região da cidade.
Inspirada na “Nuit Blanche” francesa, que se baseia na inversão de expectativas — como por exemplo museus abrindo de madrugada–, em São Paulo, o evento traz programação diversa, distribuída por toda a cidade. A Virada Cultural busca, antes de tudo, promover a convivência em espaço público, convidando a população a se apropriar destes locais por meio da arte, da música, da dança, das manifestações populares.
Desde sua primeira edição, em 2005, a Virada Cultural atrai milhares de pessoas de todas as partes de São Paulo e do Brasil até a região central da cidade. Ao longo dos anos, a festa foi se difundindo cada vez mais por este perímetro, até recentemente incorporar a região da Luz, além da República e Anhangabaú.
A primeira edição ocorreu no mês de novembro, o que se mostrou uma escolha inadequada por conta da temporada de chuvas. Nos anos seguintes, o evento passou a ser realizado no primeiro semestre, entre os meses de abril e junho.
Além da rede municipal de equipamentos – incluindo os Centros Educacionais Unificados (CEUs) –, a organização da Virada Cultural conta com parceiros estratégicos como o SESC e o Governo do Estado, que aderem com seus equipamentos culturais descentralizados. O Metrô de São Paulo fica aberto durante as 24 horas do evento, garantindo a circulação das pessoas.
Para a programação completa acesse o site da Virada Cultural.