A Gloria Brasil assina a campanha, criada para a Apae de São Paulo para o Dia Internacional da Síndrome de Down, que é comemorado neste sábado. Procura mostrar, dentro da temática central deste ano, que os portadores são diferentes e ser diferente é normal, que têm alegria em viver e como todos os jovens em participar, inclusive de festas ao som de rock pauleira, não muda nada. São gente como a gente.
O “head” de criatividade e inovação da agência, Alexandre Ceneviva, contou a colaboração voluntária de uma rede de parceiros para realizar o filme, captado em PB fazendo uso de “uma estética underground” para ressaltar o quanto o trabalho da Apae São Paulo é voltado para dar voz e autonomia aos portadores da síndrome e é uma chance a quem o assiste de ouvir estas pessoas.
Por isso, escolheu-se o rock, um ritmo da manifestação jovem. A mensagem que o filme passa ao som envolvente de uma trilha original de rock clássico é a de que “a gente tem muito o que manifestar. Muito o que gritar. Escutou?” 21 de março. Dia Internacional da Síndrome de Down”.
Decretado em 2006 pela Down Syndrome Internacional – DSI, ONG que reúne entidades ligadas à Síndrome de Down em todo o mundo, o Dia Internacional da Síndrome de Down tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a questão da inclusão, propondo uma sociedade melhor.
Por ser um dos países mais empenhados para promover a data, em 2010 a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down solicitou o apoio do Governo brasileiro para que 21 de março entrasse no calendário oficial da ONU, o que aconteceu no ano seguinte. Cada país tem suas características na hora de promover a data, e o Brasil manteve o foco na pessoa com Síndrome de Down, a fim de reforçar os seus direitos e torná-la cidadã, na busca da eliminação de qualquer divergência social.
As APAES – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais são entidades de extrema importância na busca por melhores condições sociais e de qualidade de vida aos portadores da Síndrome de Down. Jequié conta com uma das mais de duas mil e 100 unidades da Apae espalhadas pelo Brasil.