Hoje, é o Dia Internacional da Síndrome de Down e, em todo o mundo, as organizações focadas na síndrome que afeta milhões de pessoas reforçarão a importância da inclusão dos seus portadores. São pessoas que precisam provar, dia a dia, que ser diferente é normal. Muitas vivem excluídas da sociedade por desconhecimento inclusive dos pais de que a inclusão é o melhor caminho para que participem da sociedade, se integrem aos seus familiares. Com o tema global “My Opportunities, My Choices” e a hashtag #WDSD15, a Down Syndrome Internacional(DSI) convida todos, em diferentes países, para postarem suas opiniões reforçando a reflexão sobre o movimento pela inclusão, inclusive nas escolas.
Além da exclusão na sociedade, os portadores da Síndrome de Down ainda convivem diariamente, em vários países com um drama ainda maior: a exclusão dentro de casa, por força de pais que preferem esconder os filhos, impedindo-os de terem oportunidades e por meio delas fazerem as suas escolhas. É comum inclusive entre famílias de alta renda, por vergonha ou medo de também serem excluídas de ambientes sociais falsos, preservarem os filhos da exposição pública, o que dificulta ainda mais a aceitação dessas crianças e mesmo adultos na sociedade, com possíveis traumas que carregarão para o resto da vida.
Facilitar a reflexão e possibilitar que os portadores da Síndrome de Down tenham oportunidades e façam suas escolhas é o objetivo deste ano da campanha global. Uma aula com lições de vida e respeito ao próximo.