A Xiaomi cresce vertiginosamente em todo o mundo, sobretudo na China, onde foi fundada em 2010, oferecendo smartphone com design moderno, funcional e a preços menores do que os similares, desbancando a LG do topo das cinco maiores do mundo que passou a ocupar. Chamada pelos asiáticos de “Apple chinesa”, a Xiaomi carimbou o passaporte e deve chegar ao Brasil ainda este ano, com tudo.
POR YUME IKEDA, DE TOKIO
A Xiaomi tem conseguido feitos extraordinários e é destaque no mundo da tecnologia por ter sido fundada em 2010 e, em tão pouco tempo, ter registrado crescimento superior a 180% ao ano a ponto de se tornar em rankings globais de fabricantes de smartphone, a quinta do mundo, desbancando a LG e ficando atrás apenas de Samsung, Apple, Lenovo (marca que inclui a Motorola) e Huawei. A Apple, embora tenha resultados melhores financeiramente, vem perdendo terreno em volume para as inovações da Samsung e pelo fato de a plataforma Android oferecer mais abertas e baratas de app, os aplicativos, aos internautas de todo o mundo. O IoS da Apple ainda cria barreiras para alguns conteúdos, os quais não ingressaram nessa plataforma justamente pelos custos de desenvolvimento. Oferecem, é verdade, mais segurança, mas também barreiras para um mercado de consumo rápido.
E se a Xiaomi já deu sinais claro, nas redes sociais ao abrir fan page no Facebook em português – isso mesmo: em português e que você pode conferir aqui, ela tem também um bom motivo e um bom conhecimento do mercado brasileiro. A empresa, que por vezes usa o diminutivo Mi, no caso a Mi Brasil, que você, se for curioso conferiu no Facebook, tem nos seus quadros o executivo brasileiríssimo Hugo Barra, que foi responsável pelo Android no Google e hoje ocupa o posto de vice-presidente global da Xiaomi.
E se no Facebook a marca deu um aviso na linguagem do rap de Anitta – pre-pa-ra – é bom saber desde já que se trata de uma marca de smartphone focadíssima no mercado teenager, que demonstra conhecê-lo, pois é esse público quem mais usa o seu produto e deseja um design funcional e versátil, capaz de mudar de roupa e de estilo e a empresa tem feito de tudo para atendê-los, até ginástica. O comercial que acaba de lançar esta semana no mercado chinês, diz tudo. Divirta-se. De passaporte na mão, os chineses estão chegando e todos saíram ganhando com a concorrência, sobretudo em preço.
A LG que se cuide no mercado brasileiro, pois a Xiaomi se tornou um pesadelo para seus executivos por todos os lugares onde passa. Foi assim na China e assim na Índia. E o resultado foi a mudança do ranking de fabricantes.