Há dez anos o Youtube está no ar. Nesse período, tornou-se o mais importante depósito de filmes e de tendências do planeta e propiciou o lançamento de tudo, de música, dança, produto, moda, comportamento. Foi assim que nasceu, por exemplo, no caso brasileiro, o bem sucedido projeto “Porta dos Fundos” e foi, assim, que bloggers, os blogueiros, se viram obrigados a se tornarem vogglers, os vogleiros, pois a imagem é tudo e o tubo – o seu, o meu – o Youtube surfou tão bem na onda da internet que acabou nos braços do Google em milionária transação.
De 2005 até agora, os vídeos postados no Youtube fizeram chorar, rir, informar, transformaranônimos em celebridades. Contagiou o mundo. Transformou filmes e ritmos em virais, viralizou, injetou no mundo o contagiante vírus do coreano Psy e seu estilo Gangnam que embala o filme mixado com outros. São várias imagens desses últimos dez anos, como a do gato que se aproxima para ver televisão e de outros que se foram e outros que estão chegando ao mundo. No total, diz o Youtube na postagem desse vídeo em que celebra dez anos, foram 75 referências e 18 estilos de filmagem.
Rico registro da atualidade, o Youtube mostra nesse filme o que fizemos de nós nos últimos dez anos. O que nos une e o que nos separa, o que nos comove e emociona e também o que nos revolta. Num colorido painel em que apresenta os vários estilos de filmagens arquivadas desde 2005, Youtube mostra que é uma espécie de enciclopéida global da imagem, sempre se renovando e pronto para novos desafios, hospedando aquilo que será tendência, realizando sonhos e por vezes destruindo reputações porque a imagem não perdoa, é tudo. E tudo no tubo global, o seu, o nosso e de todo planeta.
#HappyBirthdayYouTube